×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Worlds 2024: “Fizemos mais que a LOUD”, diz paiN Wizer sobre Mundial de LoL

League of Legends

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

A paiN Gaming fez história ao conseguir a classificação para a Fase Suíça do Worlds 2024, o Mundial de League of Legends. Durante o Media Day, nesta segunda-feira, o Mais Esports entrevistou de forma exclusiva o Wizer, top-laner e herói da classificação da Tradição. Confira a entrevista na íntegra na matéria ou no vídeo abaixo:

Wizer, parabéns pela classificação, como você está se sentindo?

Estou muito animado, é claro. E também estou muito feliz por termos avançado à Fase Suíça. Agora vou entrar em foco total para nossos jogos na fase de grupos.

O que você sentiu ao vencer aquela última luta?

Foi bem complicado o sentimento que eu tinha porque foi um jogo muito caótico. Tivemos muitas lutas, e muitos momentos em que poderíamos ter finalizado, mas não conseguimos, então até destruirmos o Nexus deles, eu estava muito focado no jogo, tipo “por favor, por favor acaba isso logo”, ou algo assim. E fiquei muito feliz quando realmente conseguimos.

Como você se sentiu enfrentando o Summit, que era um dos principais jogadores do time deles?

O Summit é definitivamente um grande top laner, especialmente porque sua fase de rotas é muito sólida e ele tem uma mecânica muito boa, mas eu estava confiante nas minhas habilidades e no meu conhecimento das match-ups também. Queria jogar com minhas escolhas confortáveis de forma confiante, como o Jax, K’Sante e Gnar, e por isso escolhi o Jax como primeira escolha do draft.

E para ser honesto o K’Sante tem um pouco de vantagem contra o Jax, mas com o conhecimento que eu tenho deste confronto me senti confiante, e por isso continuei com ele para o segundo jogo.

O que aconteceu entre a primeira partida, no qual ele saiu com a vantagem e na segunda que você até chegou a solar ele? O que mudou no confronto para você vencer o segundo jogo?

Essa match-up, na verdade, você precisa meio que… Como posso dizer isso? A match-up não funciona da mesma forma sempre.

É feita de pequenas coisas?

Sim. Alguns pequenos detalhes, porque o Jax precisa usar spacing contra o K’Sante, e o K’Sante também precisa de spacing contra o Jax, principalmente com a distância de seu Q. Então, por exemplo, no primeiro jogo eu não tive muita sorte com a vida dos minions e como o spacing aconteceu e, por conta disso o K’Sante conseguiu ter uma fase de rotas melhor no primeiro jogo.

E talvez tenha sido um fator de nervosismo meu também. Mas continuei confiante de que poderia jogar melhor na segunda partida. E claro, também teve o fato de que no primeiro jogo a Syndra deles estava muito feedada também e por isso não consegui fazer muito. Por isso, no segundo jogo, decidimos banir Syndra e ir com o Jax novamente.

Você disse que estava um pouco nervoso na primeira partida. Como que a segunda partida seria mais fácil se, em caso de derrota novamente, vocês estariam eliminados?

Sim, mas eu confio em mim mesmo e também confio no meu time. Podíamos sentir que no primeiro jogo houve vários momentos em que também poderíamos ter jogado melhor. Cometemos muitos erros e foi aí que a gente só falou: “vamos consertar nossos erros e tentar de novo, podemos vencer se tentarmos de novo”. Fomos confiantes.

Como você, sendo top-laner, sentiu que poderia impactar a partida, já que o foco foi no bot?

Basicamente eu só fiquei focado no meu trabalho de jogo como um top laner, ou seja: jogar um 1×1 sólido, jogar sólido nas rotas laterais, a maneira como controlava as waves, enfim, só focando nas minhas coisas e como eu poderia ajudar o macro da minha equipe da melhor maneira possível, avançando e movendo para os objetivos ou sendo o weak side da vez para a nossa equipe conquistar objetivos, coisas assim.

E como você sente a conexão com o TitaN durante as calls de troca de lados. É só call dele ou você também participa delas?

Claro. Durante o progresso dos nossos treinos nós conversamos muito. Conversamos muito sobre quando e como devemos “swapar” as lanes, coisas assim. Já construímos o nosso padrão de jogo, então sim, ambos dão opiniões. Por exemplo, o TitaN me fala: “Estou procurando por um swap agora, como está a sua situação?” Eu dou a minha informação e nós decidimos juntos.

O quanto significou para você enfrentar o Summit, já que você já foi reserva dele?

Olha, tudo começou quando eu estava na Sandbox, eu entrei primeiro, e aí o Summit chegou. Então claro que competimos pela vaga de titular. E aquela foi a minha primeira experiência na carreira de pro player, já o Summit já tinha outras experiências, como na Afreeca Freecs e em um time da China.

Então definitivamente era uma escolha melhor para o time porque eu não tinha experiência. Foi por isso que ele ficou com a vaga, e eu aprendia muito com ele, por ser o seu reserva. Eu realmente o respeito muito, porque todos sabem que ele é um jogador incrível e muito habilidoso, e sua fase de rotas é muito boa.

Então aprendi muito com ele e a minha relação com ele também era muito boa. Como eu disse, ele me ajudou muito e nós treinamos muito e desde que eu deixei a Sandbox, por algum tempo, principalmente quando ele foi pra Team Liquid e estávamos em Madrid para fazer um bootcamp, conseguimos treinos com eles porque eu o conhecia e ele estava na equipe, então éramos realmente próximos. Conversamos muito.

Então este é o motivo da gente ter se abraçado também antes da série começar e depois que acabou.

Na foto, paiN Wizer, top-laner que vai representar o CBLOL no Worlds 2024
(Imagem: Divulgação/riot)

Qual mensagem que isso manda para a sua história? Sabe, você ter enfrentado seu “mestre” e aí finalmente vencendo ele e avançando do Play-In. É o fechamento de um arco?

Sim, é claro, eu queria muito mostrar que o meu nível é mais alto que o dele. Que meu nível pode ser comparado ao dele. Isso foi muito significativo para mim e tipo, eu acredito que tivemos jogos muito bons. Eu o respeitei e ele também me respeitou dentro do jogo, foi muito divertido.

Você acha que está no seu melhor nível?

Para ser honesto, eu realmente queria jogar nestes jogos de alto nível, em ambientes mais controlados. E é por isso que acho que me sinto tão confortável para jogar, porque eram estes os jogos que eu sempre quis disputar. Era o que eu desejava jogar. Então realmente só estou focado no meu trabalho e no meu progresso.

Você diria então que é um jogador feito para disputar as grandes competições?

Sim, acho que sim.

Quais são as suas expectativas não apenas para o jogo contra a G2 e até os próximos jogos?

Não tenho certeza como serão, claro que os nossos oponentes serão grandes equipes, então, sabe, eu gostaria de aprender bastante e, ao mesmo tempo, quero muito mostrar um bom jogo para que a gente consiga competir contra as melhores equipes do mundo. Este seria o meu desejo.

Então, o TitaN sem querer vazou a scrim contra a G2 ontem… Como você se sentiu jogando contra o Broken Blade?

Bom sobre a G2 e o Broken Blade… Eu realmente o respeito e o seu conhecimento de jogo é ótimo. Ele é só é um ótimo top laner, ele não tem pontos fracos: é um cara bom em tudo, como fase de rotas, lutas em equipe, macro, tudo.

Sendo assim, tenho que focar no meu trabalho para conseguir jogar contra ele em um nível parelho. Vou tentar o meu melhor.

Comparações entre paiN e LOUD em torneios internacionais

Tipo, especialmente quando a LOUD veio para os Mundiais, eles não mostraram boas performances. Sempre cometiam erros e não conseguiam mostrar bons desempenhos. É por isso que estamos aqui pela primeira vez, mas conseguimos um resultado superior ao da LOUD.

A paiN vencer o CBLOL e ir para a Fase Suíça é maior, ou melhor, do que a LOUD vencendo cinco vezes e não avançando?

Para mim, claramente o que fizemos é melhor do que o que a LOUD fez. Digo, eles venceram o CBLOL, mas não conseguiram provar nada no Mundial. Então claro que estou mais orgulhoso do que fizemos aqui.

Mensagem final para os fãs brasileiros

Vocês sabem que eu sou muito, muito agradecido por todos vocês. Muito obrigado por sempre nos apoiarem. E saibam que eu vou fazer o meu melhor e vou tentar mostrar uma boa performance na Fase Suíça também. Muito obrigado.

Quando a paiN volta a jogar?

Classificada para a Fase Suíça, a paiN Gaming já tem jogo marcado para o dia 3 de outubro contra a G2. Será a última partida do dia, marcada para às 16h, aproximadamente. Veja como foi a reação da comunidade sobre paiN vs G2.

Acompanhe a cobertura completa do Worlds 2024 com calendário de jogos, resultados, tabela, formato e outras informações aqui no Mais Esports! Confira também o  nosso canal do Youtube com entrevistas exclusivas com os jogadores do mundial.

Iamgem do Worlds 2024
(Imagem: Divulgação/Riot)

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Sérgio Fiorini

por Sérgio Fiorini

Publicado em 30 de setembro de 2024 • Editado há 5 dias

Matérias Relacionadas
League of Legends
Worlds 2024: Macro da Team Liquid foi ruim? Streamer fica maluco assistindo TL vs paiN
League of Legends

Worlds 2024: Macro da Team Liquid foi ruim? Streamer fica maluco assistindo TL vs paiN

Muito se falou que o macro da Team Liquid foi o diferencial pra vencer da paiN, mas... foi uma boa execução de mapa mesmo?

Há 5 horas
League of Legends
Worlds 2024: Sem risadinha! TL CoreJJ leva bronca mesmo após vencer a paiN; veja o vídeo
League of Legends

Worlds 2024: Sem risadinha! TL CoreJJ leva bronca mesmo após vencer a paiN; veja o vídeo

Se você acha que os técnicos pegam muito leve, no NA não tá faltando isso. Olha a bronca que o TL CoreJJ leva mesmo vencendo da paiN Gaming no Worlds 2024.

Há 6 horas
League of Legends
Worlds 2024: Só um campeão está com 100% de presença na Fase Suíça
League of Legends

Worlds 2024: Só um campeão está com 100% de presença na Fase Suíça

Apenas um campeão está em 100% de presença após 30 partidas na Fase Suíça. Você sabe adivinhar quem é que está tão popular?

Há 9 horas
League of Legends
Worlds 2024: Música tema com Linkin Park passa de 50 milhões de visualizações
League of Legends

Worlds 2024: Música tema com Linkin Park passa de 50 milhões de visualizações

Heavy is The Crown, a música tema do Worlds 2024 feita pela banda Linkin Park já chegou na marca de 50 milhões de visualizações!

Há 10 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 08 de outubro: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 08 de outubro: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 08 de outubro. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 14 horas
League of Legends
Worlds 2024: Kuri fala sobre seu primeiro mundial e campanha da paiN
League of Legends

Worlds 2024: Kuri fala sobre seu primeiro mundial e campanha da paiN

Kuri, suporte sul-coreano da paiN Gaming, falou sobre a partida contra a Team Liquid, sua experiência no Worlds 2024 e mais!  

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais