As primeiras movimentações da janela de transferências começaram bem antes dela ser aberta de fato e, neste momento, a maioria das equipes já têm seus elencos fechados para o CBLoL 2023.
A paiN Gaming não mudou muito e manteve a principal base do time que chegou a duas finais consecutivas em 2022, mesmo ficando com o vice-campeonato em ambas as ocasiões.
As saídas da paiN Gaming
A única saída dos Tradicionais foi a do ad carry Trigo, que chegou no começo deste ano para substituir brTT, o maior ídolo da organização e também do cenário brasileiro de League of Legends. Ele correspondeu muito bem as expectativas e aos poucos foi ganhando o carinho da torcida para se tornar um dos jogadores mais adorados pela massa.
No entanto, depois de mais um vice-campeonato, Trigo decidiu por deixar a paiN e pediu para ser colocado à venda. Nesse sentido, surgiu novamente o interesse da FURIA, já que o plano inicial da organização era tê-lo ao invés de Netuno. A novela foi longa, mas as duas equipes se acertaram e selaram o negócio nas últimas semanas.
É válido destacar que a comissão técnica da paiN, composta por Dionrray e Xero, será mantida para 2023.
Ideias da paiN na janela
Com a iminente saída de Trigo, a paiN traçou e focou apenas em Bvoy, sul-coreano que estava na Estral Esports e teve um destaque quando jogou pela no Flamengo, em 2020, na 2ª etapa do CBLOL.
Além dele, os Tradicionais sondaram SnowFlower para montar uma dupla sul-coreana na bot lane, mas os valores pedidos pelo jogador que estava na Nongshim Redforce assustaram. Por conta disso, a ideia inicial foi por água abaixo e optaram por manter Wizer, visto a dificuldade em encontrar bons jogadores para a posição dele.
No final, até houve uma última investida para substituir Damage, mas Jojo optou por ir para o Fluxo, organização que já negociava com o suporte por um longo período da janela de transferências. Além de Bvoy, outra novidade é ProDelta, jogador do Academy da paiN e que foi um dos grandes destaques das divisões de base.
Como ficou a escalação da paiN para o CBLOL 2023?
Após todas as movimentações acima, a escalação da paiN para 2023 ficou da seguinte forma:
- Wizer (sul-coreano) – Top laner
- CarioK – Jungler
- DyNquedo – Mid
- Bvoy (sul-coreano) – ADC
- Damage – Support
- ProDelta – Support
Como já citado, as duas maiores novidades são a chegada de Bvoy e também a promoção de ProDelta para a equipe do CBLOL. Embora o suporte do Academy não chegue atuando como titular, ele será uma sombra para Damage e, nos bastidores, dizem que quem estiver melhor vai jogar.
Além disso, a escolha do parceiro de bot lane passará pelo sul-coreano, que deve decidir baseado nos treinos com quem fará dupla pelo menos no início do campeonato.