Em razão da greve dos jogadores da LCS, a Riot Games decidiu adiar o início da liga, que estava marcado para esta quinta-feira (1), em duas semanas. A desenvolvedora emitiu um comunicado falando sobre a greve e que este tempo servirá para todas as partes conversarem.
No comunicado, a empresa também deixa claro que, em caso de as conversas não terem avanço, não haverá LCS 2023 2º Split. Além disso, nenhum time norte-americano estará presente no Worlds 2023, que será sediado na Coreia do Sul.
Além disso, a desenvolvedora rebateu os cinco primeiros pontos propostos pela LCSPA ao anúncio da não obrigatoriedade das equipes de terem um elenco na NACL. Na nota, a Riot Games apenas acenou positivamente na injeção de U$ 300 mil para o circuito da NACL, organizado pela Rally Cry.
A Riot Games também classificou como ineficaz o sistema Academy da região e que este novo financiamento irá ajudar o novo modelo. Além disso, também citaram que a desenvolvedora teve sucesso em arquitetar um ecossistema tier 2 na Europa, China e Coreia.
An Update on the 2023 LCS Summer Split
Read: https://t.co/v4wniVaLjm pic.twitter.com/IGgALOlSRJ
— LCS (@LCSOfficial) May 30, 2023
A resposta da LCSPA
Em nota divulgada horas depois, a Associação dos Jogadores se mostrou disposta a realizar reuniões diárias com a Riot para que a situação seja resolvida o mais rápido possível.
Hoje à noite, uma coisa voltou ao foco: os jogadores são a LCS. Sem os jogadores, não há liga e não há esport. Desde o primeiro dia, a exclusão do processo de decisão levou os jogadores da LCSPA a decidir fazer a greve. O futuro da NACL e da LCS é grande demais para ser decidido do dia para a noite e sem as considerações dos jogadores
Nós nos reunimos com a Riot hoje para pedir reuniões diárias – ou mais, se necessário – para chegar a uma resolução. A partir de amanhã, nós planejamos começar discussões que resultem em uma colaboração significativa para que os nossos jogadores possam voltar para onde querem estar: jogar no palco da LCS para os fãs.
Linha do tempo da greve na LCS
- 06/05 – Surge o rumor de que as organizações do NA pediram para que a Riot Games retire a obrigatoriedade dos elencos na Challengers League;
- 12/05 – Riot Games confirma que não haverá obrigação das equipes de ter um elenco na Challengers League;
- 12/05 – LCSPA lança primeiro comunicado com medidas para melhora da NACL;
- 12/05 – 17/06 – Organizações como Golden Guardians, TSM, Immortals, Cloud9, Dignitas, NRG e 100T anunciam que não terem mais elenco na NACL;
- 23/05 – LCSPA marca reunião para moldar reivindicações e votação de uma possível greve;
- 29/05 – Jogadores e Associação confirmam greve;
- 29/05 – Riot supostamente libera contratos temporários, retira obrigatoriedade de elo e também de jogadores estarem presencialmente no estúdio;
- 29/05 – LCSPA lança outra nota em resposta às últimas decisões da Riot Games;
- 30/05 – Riot Games adia a LCS por duas semanas
- 30/05 – LCSPA lança nota se disponibilizando para conversas diárias