LoL: Ex-gerente da Riot critica e empresa por barrar o desenvolvimento do Brasil

LoL: Ex-gerente da Riot critica e empresa por barrar o desenvolvimento do Brasil

Pouco após a eliminação da LOUD no Worlds 2023, Marina, ex-gerente de operações de esports da Riot Brasil, falou sobre como a desenvolvedora “barrou” a evolução da região desde o começo e favoreceu a Europa e América do Norte.

Marina critica a Riot e cita “discriminação sistêmica”

Em uma publicação no Twitter, Marina afirmou que o Brasil começou como uma região promissora, mas sempre teve mais barreiras para evoluir, incluindo o mínimo de investimento possível por parte da Riot.

Todo Worlds eu leio esses post de br desapontado. Se pá da pra voltar um ano atrás e ir reciclando, nem precisa escrever msg nova. O Brasil começou como uma região promissora, mas por causa da discriminação sistêmica da Riot eles criaram um ambiente impossível pra região evoluir.

No início tínhamos o Wildcard international, q forçava os meninos a jogarem um camp extra e chegar no Worlds muitas vezes virados sem dormir por dias, enquanto as demais regiões faziam 2 semanas de bootcamp ou descansava.

Marina também falou da diferença de investimento no Brasil e a LCS:

Regiões como o BR subsidiava times com uma quantia míngua, enquanto LCS subsidiava times com uma quantia muitas x maior que regiões menores(chegava a milhões a mais). Os times no br tinham o suficiente apenas pra sobreviver. Na LCS Jogadores eram pagos pra participar da transmissão.

Você acha que com esse investimento, não digo o mesmo, apenas proporcional desde la no começo, o Brasil não seria uma das regiões mais fortes do mundo? O nosso erro é que somos uma região que não massageia o ego gigante dos rioters, aí o esforço era sempre pra apagar a gente.


Em resposta a um comentário, Marina revelou também que até mesmo a Coréia e China, regiões mais fortes do LoL, competitivamente falando, tiveram que lutar para terem investimentos maiores. Inclusive, ela citou que a LPL em alguns momentos teve que “envolver a Tencent” para conseguir algumas coisas. A Tencent é a empresa dona da Riot Games.

Eles (Riot) sempre fizeram de tudo pra favorecer EU e NA, a Ásia teve que lutar muito pra impor respeito. Muitas vezes a China teve que envolver o Tencent daddy e lembrar a Riot que quem manda lá é a China. Não vou falar mais não quero tomar processo

As críticas de Marina chegam logo após mais uma campanha em que o time brasileiro de LoL não consegue avançar da Fase de Entrada da competição. Após o resultado negativo, novamente a comunidade voltou a discutir qual seria a solução para a nossa melhora. Até mesmo Casimiro, um dos maiores streamers do Brasil, entrou no assunto e sugeriu algumas iniciativas.


Continue depois da publicidade

A LOUD foi eliminada do Worlds 2023 com apenas uma vitória em série (Imagem: Reprodução/Riot Games_

Marina também faz críticas ao cenário de VALORANT no Brasil

Após todas as publicações, Marina também falou sobre o que a Riot Games está fazendo com o cenário de VALORANT no Brasil.

Vou nem começar a falar o que fizeram com Valorant…nossos times sabem muito bem. Br ganhou msm com adversidades, aí foram lá e absorveram nossos times mais populares e faliram o resto…

Atualmente, o cenário brasileiro de VALORANT Tier 2 observa uma debandada dos times no VCB, a liga brasileira do jogo. Até mesmo a The Union, atual campeã da competição, informou que deixará o cenário em 2024.

Com a saída do competitivo, a organização se une a Vivo Keyd, ODDIK, LibertyTropiCaos que decidiram encerrar os investimentos no cenário de VALORANT, esta última também encerrou as atividades em outras modalidades assim como a Union.

Anteriormente, o Mais Esports entrevistou exclusivamente o Head Global de VALORANT, Leo Faria, onde o diretor afirmou que o Tier 2 tinha como objetivo desenvolver talentos.


Continue depois da publicidade

(Imagem: Divulgação/CBLOL)

Bruno Rodrigues

Bruno Rodrigues

Em um match up de Riven vs Irelia você rusha dano ou CDR?

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias