Logo MaisEsports
HomeAssistaRecallAnuncie
Logo MaisEsports

Volta de eventos presenciais é celebrada na Final do Brasileirão de Rainbow Six

Vitor Ventura
publicado em 7 de dezembro de 2021, editado há um mês
Geral

No último sábado (4), aconteceu a Grande Final do Brasileirão de Rainbow Six: Siege 2021, entre Team Liquid e Ninjas in Pyjamas, onde a TL se sagrou a campeã após vencer a série Md5 por 3×1. A Final foi realizada de forma presencial e com presença de público e membros da imprensa na Max Arena, em São Paulo.

Final BR6 Público
Público presente fez bastante barulho na Final do BR6 (Foto: Ubisoft)

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, que chegou ao Brasil em meados de Fevereiro e Março de 2020, todos os grandes eventos foram suspensos e realizados de forma online, inclusive os de Esports. Torneios como o CBLOL, de League of Legends e o próprio Brasileirão de R6 tiveram que se afastar dos torcedores, o que causou grande impacto no ecossistema.

Apesar disso, agora em dezembro de 2021, onde os números da pandemia no Brasil estão bem menores e principalmente com a vacinação avançando no país, eventos presenciais voltam a ocorrer no país e a Final do FPS da Ubisoft neste sábado já pôde reunir mais de 200 torcedores em um mesmo espaço, mas exigindo vacinação completa e uso de máscara durante todo o tempo.

O Mais Esports foi à Max Arena acompanhar a decisão e conversou com duas pessoas que, de formas parecidas, sentiram falta do contato com o público: Maria Bonino, apresentadora da Ubisoft Brasil, e Nesk, jogador da Team Liquid e campeão brasileiro.

Final BR6 Maria Apresentadora
Maria durante a Final do BR6, em São Paulo (Foto: Ubisoft)

Maria começou como apresentadora da Ubisoft no começo deste ano, mas foi somente no último sábado quando teve seu primeiro grande contato com o público de Rainbow Six brasileiro.

Eu nunca tinha encontrado o público de R6, então foi um começo duro. Essa energia deles, quando te veem, quando querem tirar foto, gritam seu nome, mostra que você está indo bem, a comunidade te abraçou, mas quando não tem isso, você tem que se garantir no que está fazendo e tem que ser confiante. Por mais que o público também esteja presente no chat, não é bom olhar porque o chat é tóxico, então poder conversar com as pessoas cara a cara é outra coisa.

Sem dúvidas a relação dos apresentadores com a torcida, quando esta está presente, é totalmente diferente, até incomparável. Prova disso são as incontáveis vezes que os casters, e até a própria Maria, chamavam pelo público e eram logo respondidos com gritos e batuques.

Final BR6 2021 Maria Taça
Maria com a taça de campeão do BR6 (Foto: Ubisoft)

“Você tem a resposta ali na hora. Se a pessoa está curtindo o evento, ou o jogo, você consegue ver. Naquele palco onde eu fico, você vê um mar de gente, torcedores da Liquid, da NiP, eles não param, gritam e torcem o tempo todo”, comemora a apresentadora, que admite que talvez ficasse nervosa e talvez até “desmaiaria”.

Contudo, como ela mesma conta, ao chegar no local e já tendo os primeiros contatos com os torcedores que chegaram mais cedo à Max Arena, o nervosismo foi embora. “Eu coloquei na minha cabeça que, se eu ficasse nervosa, todo o meu trabalho do ano poderia ir por água abaixo.”

Final BR6 Maria com fã
Maria teve seu primeiro contato com o público de R6 na Final do Brasileirão (Foto: Ubisoft)

“Então não fiquei nervosa, muito pelo contrário, eu estava muito emocionada”, conclui a “sempre preparada” Maria Bonino, que aguarda com ansiedade o início da temporada 2022.

Quem teve um contato ainda mais próximo e caloroso com a torcida foi o campeão do Brasileirão, Nesk. Assim que a Team Liquid venceu o último round na Mansão, a torcida da Cavalaria foi à loucura e subiu no palco, onde puderam ficar bem próximos, separados somente pelo vidro da cabine dos jogadores.

Final BR6 2021 Torcida no Palco
Torcida da Team Liquid invade palco para comemorar título do BR6 junto com os jogadores (Foto: Ubisoft)

É inexplicável, não tivemos esse contato durante dois anos, então encontrar com isso de novo é algo que você sente muito, você sente a vibração da torcida, sabe? Parece que estamos unidos com eles, eles torcem mesmo quando estamos perdendo, a torcida está lá nos apoiando… É diferente, dá um gás a mais, você fica mais hypado.

Nesk também falou que sentia muita falta das rápidas respostas da torcida, por assim dizer. Ele se refere à vibração sempre que um round é vencido, um mapa, ou até mesmo quando uma kill é conquistada. “Sentimos muita falta disso, porque não é só jogar, ter a torcida presente é o que dá o elemento diferente.”

Final BR6 Team Liquid Campeã Torcida
Final do BR6 reuniu mais de 200 pessoas na Max Arena, em São Paulo (Foto: Ubisoft)

O experiente jogador, além de pai, aproveitou a oportunidade para ressaltar o grande ano que o Rainbow Six brasileiro teve em 2021 e crava: Chegou o momento do Brasil dominar o mundo.

O Brasil alcançou um topo que não é fácil de tirar. Por exemplo, antigamente, só a G2 na Europa poderia ganhar, mas aqui não, aqui qualquer time pode vencer e acredito que isso fará o nosso país ficar no topo por bastante tempo […] Chegou a nossa hora e vai demorar uns dois ou três anos para alguém conseguir desbancar.

Para 2022, há a expectativa de mais torneios voltarem com a presença do público, ou até mesmo, abrirem seus estúdios para a inédita chegada dos fanáticos torcedores, como é o caso do CBLOL, que não só mudará de casa, como também terá, pela primeira vez em sua história, presença de torcedores nos fins de semana, nas rodadas da Fase Regular.

Final BR6 Nesk e Filha 2
Nesk com a filha no colo depois da vitória sobre a NiP (Foto: Ubisoft)

A vacinação no Brasil foi chave para este momento. No dia da publicação desta matéria, o país chegou a 64,4% de sua população total totalmente imunizada contra o novo coronavírus, sendo no Estado de São Paulo (sede da maioria dos torneios, como é o caso do Brasileirão de R6, CBLOL, LBFF, entre outros), os números são ainda maiores: 76.3%, de acordo com o site Our World in Data.

Veja também: LoL: Flamengo anuncia sua line-up para 2022 com Tutsz e talentos do Academy

24 horas de Esports em apenas 10 minutos. Assine o Recall, a Newsletter diária do Mais Esports!

Logo MaisEsports© Todos os direitos reservados à maisesports