Uma das mais tradicionais organizações norte-americanas, a TSM não estará presente na LCS 2024. A equipe confirmou a venda da vaga para a Shopify Rebellion e está de saída da liga.
Meses atrás, a TSM já havia comunicado à comunidade e seus torcedores que estaria mudando de região. Até o momento, não existe nenhuma informação de qual região a organização voltará a atuar na modalidade. Recentemente, a Nynjas in Pijamas, da Europa, adquiriu uma vaga na LPL.
Welcome @ShopifyRebels to the LCS!
Read: https://t.co/fRQ7Vzrux6 pic.twitter.com/aj2skYzAmX
— LCS (@LCSOfficial) September 20, 2023
O movimento de vendas acontece em uma fase de crise econômica no cenário norte-americano de LoL. Além da TSM, a CLG, outra equipe tradicional do ecossistema, vendeu sua vaga para a NRG, que foi campeã da LCS 2023 2º Split.
O jornalista Kellen Browning, do jornal The New York Times, reportou que a organização pagou US$ 10 milhões pela vaga. Este, inclusive, é o mesmo valor que as equipes pagaram para entrar nas franquias em 2018. Ou seja, a TSM apenas “recuperou” o investimento.
Shopify Rebellion na LCS
Nova no LoL, a organização já participa do ecossistema da Riot Games, com time inclusivo e misto de VALORANT. Ademais, a Shopify Rebellion também está presente nos cenários de StarCraft II, DotA 2, Halo e Rocket League.
Neste momento, a organização seguirá com os mesmos jogadores que estiveram defendendo as cores da TSM na última temporada.
LCS viveu crise no início do 2º Split
Antes mesmos da segunda etapa começar, em meio às mudanças promovidas pela Riot Games, a Associação de jogadores da América do Norte (LCSPA) optou por uma greve que adiou o início do campeonato. Confira a linha do tempo dos acontecimentos abaixo:
- 06/05 – Surge o rumor de que as organizações do NA pediram para que a Riot Games retire a obrigatoriedade dos elencos na Challengers League;
- 12/05 – Riot Games confirma que não haverá obrigação das equipes de ter um elenco na Challengers League;
- 12/05 – LCSPA lança primeiro comunicado com medidas para melhora da NACL;
- 12/05 – 17/05 – Organizações como Golden Guardians, TSM, Immortals, Cloud9, Dignitas, NRG e 100T anunciam que não terão mais elenco na NACL;
- 23/05 – LCSPA marca reunião para moldar reivindicações e votação de uma possível greve;
- 29/05 – Jogadores e Associação confirmam greve;
- 29/05 – Riot supostamente libera contratos temporários, retira obrigatoriedade de elo e também de jogadores estarem presencialmente no estúdio;
- 29/05 – LCSPA lança outra nota em resposta às últimas decisões da Riot Games;
- 30/05 – Riot Games adia a LCS por duas semanas
- 30/05 – LCSPA lança nota se disponibilizando para conversas diárias
- 09/06 – Riot Games e LCSPA entram em um acordo; LCS retorna no dia 14/06
Veja também: LOUD teve 85% de vitórias em treinos