Em meio a tensão do conflito da Rússia com a Ucrânia, a BLAST anunciou medidas restritivas que impactam diretamente times com base russa. A organizadora do torneio revelou que o qualificatório CIS foi cancelado, com isso, nenhuma equipe da Rússia conseguirá jogar os campeonatos BLAST. A medida também se estende para convites diretos.
A restrição afeta diretamente equipes como a Virtus.Pro, K23, Entropiq e forZe, que iriam jogar o qualificatório WePlay CIS Masters Spring. A Gambit e Spirit também não participarão, tendo em vista que não poderão receber convites diretos para o torneio.
Pedimos desculpas aos fãs e jogadores da região CIS por essa decisão, mas não achamos que seja apropriado levarmos o evento adiante durante esse momento. Gaming e esports unem pessoas de todas as raças, países e crenças. Esperamos que a situação mundial reflita isso o quanto antes.
Impacto nos Esports do conflito entre Rússia e Ucrânia
Com a situação entre os dois países, até mesmo o PGL Major Antwerp pode ser prejudicado, tendo em vista que o ministro belga sugeriu a proibição da entrada de russos na Bélgica. A Riot optou por adiar os jogos do VCT EMEA devido aos conflitos, que também fizeram a Imperial, nova organização do Last Dance, a voltar do bootcamp da Polônia. O MIBR, que também estava no país, tomou a mesma decisão.
Várias organizações de esports mostraram solidariedade com o povo ucraniano, sendo uma delas a Team Liquid, que disponibilizou seus apartamentos na Holanda para jogadores de qualquer time que não conseguirem voltar para casa no momento.
s1mple e NAVI se mostram vozes ativas a favor da Ucrânia
s1mple, o melhor jogador de CS:GO atualmente e também considerado um dos maiores da história, foi um dos que mais se manifestou sobre a situação nos últimos dias. O jogador já havia publicado em seu Twitter que chora quando pensa em sua família e amigos de Kiev, capital da Ucrânia. Um dia antes, ele também escreveu que sua cidade estava sendo bombardeada. Nos últimos dias. s1mple também realizou uma doação para o exército ucraniano.
Durante as semifinais da IEM Katowice 2022, s1mple realizou um discurso no palco e emocionou a todos. Na ocasião, a NAVI foi derrotada por 2-0 pela G2. A NAVI, equipe ucraniana que s1mple defende, também publicou uma nota lamentando o ataque e dizendo que todos estavam devastados.
No mesmo dia em que a BLAST anunciou as restrições, a NAVI encerrou as relações com a a Esforce Holding, devido a “negarem o horror que está acontecendo na Ucrânia, enquanto funcionários da NAVI estão passando seus dias em abrigos anti-bombas”.
Veja também: “Acordei com uma guerra”, diz Dendi, um dos jogadores lendários do Dota 2