A Epic Games anunciou, por meio de suas redes sociais, que a campanha liderada pela empresa em parceria com a Microsoft para ajuda humanitária à Ucrânia chegou ao valor final de US$ 144 milhões (cerca de R$ 663 milhões na cotação atual).
Our deepest thanks to everyone who joined us in supporting humanitarian relief efforts for people affected by the war in Ukraine.
Together with the Fortnite community and @Xbox, we raised $144 million USD for @DirectRelief @UNICEF, @WFP, @Refugees and @WCKitchen. pic.twitter.com/lPAa8lmfJn
— Fortnite (@FortniteGame) April 4, 2022
A doação é referente à toda a receita bruta do Fortnite dentre os dias 20 de março e 3 de abril. Isso significa que todas as vendas feitas em dinheiro real foram revertidas para as organizações sem fins lucrativos que a Epic apoia.
Pela Microsoft, a doação foi a partir da receita líquida de itens do Fortnite que foram vendidos no mesmo período. Todos os países em que o Battle Royale é comercializado entraram na conta.
As organizações selecionadas pela Epic para receberem os valores para auxiliarem a Ucrânia foram: Direct Relief, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (UNWFP), Agência da ONU para Refugiados (UNHCR) e World Central Kitchen.
Impacto da guerra entre Ucrânia e Rússia nos esports
Com a situação entre os dois países, até mesmo o PGL Major Antwerp pode ser prejudicado, tendo em vista que o ministro belga sugeriu a proibição da entrada de russos na Bélgica. A Riot optou por adiar os jogos do VCT EMEA devido aos conflitos, que também fizeram a Imperial, nova organização do Last Dance, a voltar do bootcamp da Polônia. O MIBR, que também estava no país, tomou a mesma decisão.
Várias organizações de esports mostraram solidariedade com o povo ucraniano, sendo uma delas a Team Liquid, que disponibilizou seus apartamentos na Holanda para jogadores de qualquer time que não conseguirem voltar para casa no momento.
A BLAST anunciou medidas restritivas a times com base russa, dessa forma, eles não poderão participar dos campeonatos da organizadora.
Por fim, a Epic Games baniu jogadores russos de participarem de campeonatos de Fortnite com premiações em dinheiro.
Veja também: Jogar sem construção vira Modo separado do Battle Royale