A Riot Games confirmou que, a partir da temporada 2026, jogadores de elo Master ou superior no League of Legends sofrerão punições mais severas ao darem dodge no lobby ranqueado.
Dar dodge em partidas ranqueadas contará como DERROTA em elos mais altos.
A Riot punirá jogadores que abandonarem a seleção de campeões no rank Mestre para cima com uma derrota.
Nos demais elos, não será mais possível abandonar a fila para escapar do preenchimento… pic.twitter.com/XSSuFViRmd
— Mais Esports (@maisesportsbr) December 1, 2025
Derrota automática para quem der dodge no Master+
Atualmente, sair de uma fila ranqueada resulta apenas em penalidade de tempo e perda mínima de PDL. Com a mudança, jogadores do topo do competitivo terão consequências mais rígidas: o dodge contará como uma derrota completa, com perda total de pontos e manutenção do status de autofill, se aplicável.
O novo sistema vale apenas para partidas ranqueadas Solo/Duo e foi criado para reduzir o impacto negativo das repetições de dodge em lobbies de alto nível, onde as filas são mais sensíveis e a manipulação de draft é mais comum.

Autofill também não será resetado após dodge
Outra mudança importante é que dar dodge não vai mais remover o autofill. Ou seja, se um jogador for preenchido automaticamente para uma função e sair do lobby, continuará autofillado na próxima fila.
A Riot acredita que, com a introdução do sistema Aegis of Valor (que concede recompensas a quem joga bem de autofill), há mais incentivo para disputar a partida mesmo fora da role principal.
Melhorias para acelerar a fila ranqueada
As mudanças não se limitam às punições. A desenvolvedora também está ajustando o tempo de espera com o objetivo de oferecer partidas mais rápidas e menos frustrantes. A partir da atualização 16.1, as seguintes alterações estarão em vigor:
- Redução de 30 segundos na seleção de campeões, com cortes em animações e timers;
- Fim da possibilidade de banir o campeão hoverado por um aliado;
- Melhorias prometidas contra casos de lobby hostage (não detalhadas por enquanto).
Essas medidas visam tornar o ambiente de fila mais estável e confiável, além de reduzir frustrações antes mesmo da partida começar.
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