A Riot Games anunciou mudanças no sistema de elos do League of Legends para a temporada 2026, incluindo uma redistribuição das divisões mais baixas e um novo indicador visual para jogadores que estão “subindo” no ranking.
Elos baixos serão ajustados ao nível real dos jogadores
Com o passar dos anos, o nível médio dos jogadores aumentou, inclusive entre os iniciantes. Hoje, muitos jogadores no elo Bronze já têm domínio de conceitos avançados, como controle de rota, tempos de objetivo e matchups, habilidades que antes eram mais comuns em elos altos.
Segundo a Riot, isso tornou o sistema de elos desatualizado. A redistribuição em 2026 tem como objetivo alinhar os títulos de elo com o nível real de habilidade de cada jogador, sem inflar rankings artificialmente. Ou seja, não é um aumento de elo automático, mas uma recalibração da base do sistema.
Climb Indicator mostrará quem está “acima do elo”
Outra novidade é o Climb Indicator, um selo visual que será ativado quando o jogador tiver MMR muito acima do elo visível. Isso deve ajudar a evitar confusões em partidas onde, por exemplo, um Prata aparece em lobbies de Platina mesmo já estando em processo de subida.
O indicador não altera o emparelhamento, que já é baseado no MMR, mas serve para esclarecer que aquele jogador está apenas com o ranking visível desatualizado em relação à sua performance atual.
Mais mudanças chegam na ranqueada de 2026
A reformulação dos elos é parte de um pacote maior de atualizações da ranqueada. A Riot também vai permitir duos nos elos mais altos, premiar bons desempenhos com autofill e aplicar punições mais duras para quem der dodge em lobbies de alto nível. Confira todas as notícias sobre as mudanças:
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